Medievil PlayStation 4

MediEvil é um jogo de ação e aventura desenvolvido por Other Ocean Emeryville e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o PlayStation 4. O jogador controla o protagonista, Sir Daniel Fortesque, através de uma série de níveis, usando várias armas para combater inimigos e também encontrar vários personagens não jogáveis.

É um remake do MediEvil, que foi originalmente desenvolvido pelo desenvolvedor britânico de videogame SCE Cambridge Studio e lançado para o PlayStation em 1998.

O remake foi anunciado pela primeira vez como remasterização do MediEvil no final de 2017. Mais tarde, foi anunciado como um remake no final de 2018.

Os desenvolvedores do MediEvil aproveitaram os avanços da tecnologia desde o MediEvil original para aprimorar aspectos, enquanto tentavam evitar desviar-se muito longe da apresentação do original. Recursos adicionais não presentes no original foram incluídos no remake.

MediEvil é realmente um remake por natureza. Os produtores, inclusive, utilizaram parte dos códigos do game original durante a produção, de forma que vários elementos e ideias foram significativamente preservados.

Os gráficos estão ótimos, trazendo todo o design original com uma roupagem moderna, utilizando efeitos de luz e texturas caprichados.

A trilha sonora foi regravada, mas também preservou boa parte da pegada clássica. As músicas parecem ter saído de um filme de terror, mas com uma abordagem mais leve que combina perfeitamente com a proposta do game. Efeitos sonoros e dublagem em inglês também estão afiados.

O jogo consiste, basicamente, no modo campanha, que você controla com seu Controle Dualshock 4 que por sua vez é praticamente igual ao original. Sir Dan deve se aventurar por várias fases diferentes, derrotando zumbis, coletando itens e conhecendo personagens importantes. Cada uma delas tem desafios únicos, tornando o gameplay sempre interessante. No final, o objetivo é ajudar o reino e derrotar o vilão Zarok.

Em uma das fases o jogador deve derrotar um monstro abóbora gigante; outra exige a solução de vários enigmas diferentes; noutra, o objetivo é enfrentar um capitão pirata em um navio fantasma voador. Manter essa divertida variedade do MediEvil original foi uma decisão acertada, beneficiando tanto jogadores antigos quanto novos.

As fases também têm objetivos secundários, como derrotar um determinado número de inimigos para coletar cálices especiais, ou vasculhar os cenários atrás de itens extras. O game também conta com uma nova missão secundária, que também é a única adição significativa, em que o jogador deve encontrar almas perdidas pelos níveis e colocá-las para descansar em lugares secretos.

A história conta sobre o cavaleiro Sir Daniel Fortesque, do reino de Gallowmere. Um herói que levantou-se contra o terrível feiticeiro Zarok, mas carrega a vergonha de ter morrido para a primeira flecha disparada em batalha.

Apesar de outros heróis terem sido responsáveis pela derrota de Zarok na época, Sir Daniel ganhou toda a fama e foi aclamado pelo povo como uma lenda. No entanto, a alma do cavaleiro nunca pode entrar no Salão dos Heróis por não ser considerado um campeão de verdade como seus amigos.

Agora Zarok retornou com uma poderosa magia capaz de erguer os mortos de seus túmulos e controlar as mentes dos vivos. Quando parecia que ninguém mais poderia detê-lo, seu feitiço tem um efeito inesperado e ressuscita o próprio Sir Daniel. De volta à vida, o cavaleiro ganha assim uma segunda chance para enfrentar o feiticeiro para valer dessa vez.

 

Uma jornada épica

MediEvil mescla trechos de ação, nos quais Dan combate os mais de 50 tipos diferentes de inimigos, com variadas armas e partes de aventura em que é necessário ter um item certo para acessar um local ou resolver um quebra-cabeça para avançar.

Algumas fases têm múltiplas saídas e muitas vezes seus objetivo não é chegar ao final, mas conseguir um item específico nela que abra alguma possibilidade em outro estágio.

Toda a estrutura básica do jogo ainda é a mesma, como em remakes de Crash Bandicoot ou Spyro the Dragon, nenhuma nova área foi adicionada ou reimaginada.

Segundo um dos produtores do jogo, Nick Accordino, a equipe de desenvolvimento queria que fosse possível pegar um guia de estratégia de 1998 e ainda utilizá-lo para terminar o game.

 

Erga-se de sua tumba

MediEvil é uma boa pedida para todos que ainda não conhecem a franquia, que têm sentimentos nostálgicos sobre o original, ou querem um jogo leve de horror para o Halloween.

Ele pode não ser tão recomendado para jogadores que se frustram facilmente devido a sua dificuldade, e nem para usuários que jogaram recentemente o clássico, pois não há mudanças drásticas em seu design.

O ponto alto assim como 20 anos atrás ainda é o carisma do herói inesperado Sir Daniel Fortesque.

Jogar com o atrapalhado cavaleiro esqueleto é muito divertido e nostálgico.

1 Jogador

DUALSHOCK®4

Compre AgoraAmazon