Livro Gestão Ambiental Responsabilidade Social e Sustentabilidade capa comum Reinaldo Dias

Gestão ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade apresenta estudo de caso elucidativo da relação entre a cidadania ambiental emergente e as empresas, discutindo os efeitos da ampliação do debate ecológico na tomada de posição das pessoas e das organizações não governamentais. O livro utiliza exemplos recentes de problemas ambientais, contextualizando-os em cada capítulo com os conceitos apresentados.

Nos dias atuais, é comum vermos pessoas que procuram se isolar do mundo devido a problemas políticos e sociais que vem aumentando cada vez mais. Todos esses fatos fazem com que famílias procurem viver em condomínios a fim de uma segurança e tranquilidade. Esse isolamento leva-os a buscar melhores condições de moradia, segurança e higiene para sua família.

Porém, com a segregação voluntária, observamos alguns pontos negativos como a desigualdade social e econômica, educação, saúde e exclusão social, tudo isso se dá devido ao esquecimento da população para com aqueles que não possuem condições de usufruir dos recursos citados acima.

Muitos municípios sofrem com isso, quanto maior o poder econômico da população, mais condomínios existem. Um dos fatores para tal deficiência é o crescimento desordenado onde não há uma política de planejamento ambiental; de acordo com o texto (cap. 1).

O crescimento das cidades tira o homem do campo para a zona urbana, trazido pela apaixonante momentaneamente vida movimentada dos centros. Eles abandonam tudo no campo, a pecuária e a agrícola já não possuem mais tanta força quanto possuía há décadas passadas.

Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o Protocolo de Kyoto e a COP 21, o Protocolo de Montreal e o Acordo de Kigali, produção mais limpa, eco eficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.

Livro-texto para a disciplina Gestão Ambiental dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Tecnológica Ambiental e Direito com ênfase em meio ambiente, bem como cursos que incluem a disciplina em seus currículos plenos.

Leitura complementar para disciplinas que abordam o desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos. Obra de relevante interesse também para micro, pequenos e médios empresários interessados em obter um conhecimento mais abrangente do envolvimento das empresas com a questão ambiental.

Além disso, trata de questões vinculadas que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.

Preserve, recicle, reaproveite, reduza a emissão de gases, não polua, utilize energias alternativas, reutilize os recursos naturais e se preocupe com o desperdício. Veja como estas medidas simples e eficazes nas organizações podem fazer parte de atitudes criadas para minimizar os impactos ambientais.

 

Sobre o Autor

Reinaldo Dias é sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Especialista em Ciências Ambientais. Professor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Foi professor e coordenador de cursos em diversas instituições de ensino, entre as quais: Centro Universitário Una (Minas Gerais), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade São Francisco (USF). Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo.

 

Detalhes do produto

Editora: Atlas

Idioma: Português

Capa comum

Páginas 248

Dimensões: 17 x 11.5 x 24 cm

Compre AgoraAmazon