Controle DualSense PlayStation 5

À primeira vista, o visual do DualSense revela um maior distanciamento do design clássico do DualShock, que já fora ensaiado com o PS4, e se aproxima mais do Sixaxis original, o famigerado “bumerangue“.

Aqui, a parte superior é curvada e não mais reta, enquanto que os controles analógicos/botões R3 e L3 não ficam mais semi-destacados do corpo.

Claro, o elemento que mais chama a atenção é o design em duas cores, com domínio do branco, já que o PS5 talvez seguisse o mesmo padrão, como se foi visto.

O Touchpad está maior e mudou de formato, seu LED agora acende nas laterais e não embaixo, e os botões Options e Create, que substitui o Share, foram deslocados para os lados.

Um ponto positivo é a ausência do efeito glossy/black piano, que não era lá muito agradável a longo prazo.

O botão PlayStation permanece na parte inferior central, mas deixa de ser um círculo e é agora talhado na forma do logo original da linha PlayStation.

Logo abaixo dele, há o botão on/off, o conjunto de microfones, que passa a ser embutido, uma opção para quem deseja jogar online sem acessórios pendurados. Claro, a experiência sonora de um Headset sem fio Pulse 3D PlayStation 5 deverá continuar superior.

Os botões frontais e o direcional digital trazem poucas mudanças, estão dispostos na superfície levemente curvada e trazem linhas menos retas, além de (caso este design de cores seja padrão) abrir mão das cores padrão para os botões.

Na parte traseira, há uma entrada USB-C para alimentação e conexão via cabo, os botões R1 e L1 que mudaram pouco, e os gatilhos L2 e R2, que trazem algumas das mudanças mais substanciais.

O “force feedback” usado nos controles DualShock desde sempre (com exceção do Sixaxis, o controle original do PS3), a função de rumble está sendo substituída por uma tecnologia de feedback háptico mais variável, semelhante à presente em smartphones.

Segundo Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de Planejamento de Plataformas, Estratégia Global de Produtos e Gerenciamento da Sony Interactive Entertainment (a divisão PlayStation), o DualSense é capaz de “adicionar uma grande variedade de sensações, como a resistência e ao dirigir um carro na lama“.

Os gatilhos L2 e R2 estão ligados ao feedback háptico, ao se tornarem adaptativos: eles fornecem diferentes sensações de tato e resistência, dependendo do jogo e da ação executada. A combinação desse recurso com as vibrações variáveis promete entregar um retorno sensorial mais realista.

Agora falando do microfone embutido, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvidoideal para entrar em uma conversa rápida. Mas, claro, se você planeja conversar por um período mais longo, é bom sempre ter seu fone de ouvido à mão.

O botão Create, que substituirá o Share. De acordo com Nishino, a função foi repensada para permitir “novas formas dos jogadores criarem e compartilharem conteúdos épicos com o mundo”, mas não deu detalhes.

É possível que o recurso tenha sido remodelado para oferecer melhores ferramentas de edição de gameplays compartilhados para criadores de conteúdo, bem como uma plataforma de streaming remodelada, diferente do Ao Vivo do PlayStation, claro, tudo ainda é especulação.

Nishino diz que implementar tantos recursos sem deixar o DualSense pesado foi um desafio, contornado com o trabalho conjunto entre as equipes de design e engenharia de hardware.

Para Jim Ryan, presidente e CEO da divisão PlayStation, o controle do PlayStation 5 representa uma “mudança radical” em relação aos modelos de gerações anteriores, e cimenta o compromisso da Sony em querer dar um salto o mais longe possível (na direção certa, esperamos) dos consoles anteriores, em todos os aspectos.

 

Compatibilidades

Até onde sabemos, o DualSense vai funcionar apenas no PS5, mas ainda não há confirmação de que o DualShock 4 funcione no próximo console da Sony.

Apesar de tudo, tecnicamente, não tem nada que impeça isso, já que a comunicação Bluetooth permite a compatibilidade.

Além disso, a Sony já revelou que aparelhos como PS VR, PS Câmera e PS Move devem funcionar normalmente.

Já as cores, apenas o misto entre preto e branco foi mostrado. Várias montagens surgiram na rede, por parte de fãs, indicando possíveis edições comemorativas de outros jogos e decoradas das mais diversas formas, mas nada foi confirmado pela Sony.

Se for seguir o padrão do que foi visto no PS3 e PS4, porém, os jogadores podem aguardar diversas opções, lançadas ao longo dos anos.

Espera-se que o PS5 chegue ao mercado no final de 2020. A Sony promete revelar mais novidades e informações oficiais pelos próximos meses. Nos resta ficar de olho! Mas, enquanto isso, veja os produtos PS5 já em nossos classificados:

Console PlayStation 5

Câmera HD PlayStation 5

Headset sem fio Pulse 3D PlayStation 5

Marvel’s Spider Man: Miles Morales PlayStation 5

Sack Boy Uma grande aventura PlayStation 5

Demon’s Souls PlayStation 5

 

Observações: ITEM EM PRÉ-VENDA, LANÇAMENTO 19/11/20

Compre Agora

Amazon